Uma Dúzia de Tempos para o Isolamento
Social com Crianças
Ninfa Parreiras
1- Tempo da rotina. Criar ou manter hábitos
diários: alimentação, higiene, tarefas da casa e da escola, brincadeiras, filmes,
uso de computador/internet.
2- Tempo da prosa. Conversar sobre o que está
acontecendo no mundo: não esconder a realidade, nem exagerar com ameaças. Usar a
sinceridade.
3- Tempo da escuta. Reparar sinais de angústias e
medos da criança: nas brincadeiras, desenhos e jogos. Se sentir confortável,
conversem juntos.
4- Tempo de brincadeiras e jogos. Brincar é primordial na infância: a criança
precisa/deve manusear ludicamente objetos, jogos; sozinha e com os outros.
5- Tempo do fazer com as mãos. Garantir o horário de
coisas criadas e feitas manualmente: escrita, desenho, comida, jardinagem, pintura,
colagem...
6- Tempo das tarefas. Combinar os deveres de casa, a
arrumação de roupas e objetos pessoais: a criança se sentirá bem em organizar o
espaço e o tempo.
7- Tempo das invencionices. Hora de inventar
coisas (cabanas, túneis): com o corpo, brinquedos, massa de modelar, papéis, embalagens...
8- Tempo da leitura compartilhada. Combinar uma hora, mesmo que a criança tenha
hábito de ler: um conto por dia, um capítulo, um poema.
9- Tempo do sono. Manter o horário de dormir: despertar
a criança para as atividades diárias. Organizar o dia com respeito ao sono
noturno.
10- Tempo de miudezas. Introduzir novos hábitos: na
cozinha, com o corpo, com a voz, com os olhos... Montar um álbum da quarentena
(papel ou virtual).
11- Tempo da família. Criar o horário da criança ver/falar
com familiares e amigos: hora de conversar com parentes e colegas em isolamento
social.
12- Tempo do colo. Acompanhar
os movimentos, o humor, as sensações e os sentimentos da criança: fortalecer vínculos
afetivos e laços familiares.
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Ninfa de Freitas Parreiras
Psicóloga – CRP: 5ª 24494 - Graduação
na PUC-RIO
Mestrado na Universidade de São Paulo -
USP
Psicanalista titular da Sociedade de
Psicanálise Iracy Doyle – SPID