Páginas

Translate

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Uma Dúzia de Tempos para o Isolamento Social com Crianças

Uma Dúzia de Tempos para o Isolamento Social com Crianças

Ninfa Parreiras                                                                                                                                                                                                              
1- Tempo da rotina. Criar ou manter hábitos diários: alimentação, higiene, tarefas da casa e da escola, brincadeiras, filmes, uso de computador/internet.
2- Tempo da prosa. Conversar sobre o que está acontecendo no mundo: não esconder a realidade, nem exagerar com ameaças. Usar a sinceridade.
3- Tempo da escuta. Reparar sinais de angústias e medos da criança: nas brincadeiras, desenhos e jogos. Se sentir confortável, conversem juntos.
4- Tempo de brincadeiras e jogos. Brincar é primordial na infância: a criança precisa/deve manusear ludicamente objetos, jogos; sozinha e com os outros.
5- Tempo do fazer com as mãos. Garantir o horário de coisas criadas e feitas manualmente: escrita, desenho, comida, jardinagem, pintura, colagem...
6- Tempo das tarefas. Combinar os deveres de casa, a arrumação de roupas e objetos pessoais: a criança se sentirá bem em organizar o espaço e o tempo.
7- Tempo das invencionices. Hora de inventar coisas (cabanas, túneis): com o corpo, brinquedos, massa de modelar, papéis, embalagens...
8- Tempo da leitura compartilhada. Combinar uma hora, mesmo que a criança tenha hábito de ler: um conto por dia, um capítulo, um poema.
9- Tempo do sono. Manter o horário de dormir: despertar a criança para as atividades diárias. Organizar o dia com respeito ao sono noturno.
10- Tempo de miudezas. Introduzir novos hábitos: na cozinha, com o corpo, com a voz, com os olhos... Montar um álbum da quarentena (papel ou virtual).
11- Tempo da família. Criar o horário da criança ver/falar com familiares e amigos: hora de conversar com parentes e colegas em isolamento social.
12- Tempo do colo. Acompanhar os movimentos, o humor, as sensações e os sentimentos da criança: fortalecer vínculos afetivos e laços familiares.
-----
Ninfa de Freitas Parreiras                                       

Psicóloga – CRP: 5ª 24494 - Graduação na PUC-RIO
Mestrado na Universidade de São Paulo - USP
Psicanalista titular da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle – SPID