Programação
04/10/2012 - Quinta-feira
19h - Credenciamento
20h - Abertura do Encontro Estadual do PROLER
20h15min - Palestra com Carlos Brandão -Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília, Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalha atualmente no Doutorado em Ambiente e Sociedade na Unicamp, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás.
Local: Teatro Pedro Parenti - Casa da Cultura
05/10/2012 - Sexta-feira
20h - Abertura do Encontro Estadual do PROLER
20h15min - Palestra com Carlos Brandão -Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília, Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalha atualmente no Doutorado em Ambiente e Sociedade na Unicamp, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás.
Local: Teatro Pedro Parenti - Casa da Cultura
05/10/2012 - Sexta-feira
8h - Oficinas
12h - Almoço livre
13h30min às 17h30min - Oficinas
Local: Bloco J - Cidade Universitária - UCS
06/10/2012 - Sábado
12h - Almoço livre
13h30min às 17h30min - Oficinas
Local: Bloco J - Cidade Universitária - UCS
06/10/2012 - Sábado
8h às 12h – Atividade de encerramento com a participação de todos os oficineiros. Mediação eapresentação da mesa por Domingas Colombo Giacomin, professora especialista em literatura infantil e teóloga. Atua como bibliotecária no Colégio Mutirão Objetivo. Participação de Flávia Melice Vergani, Mestre em Educação, Professora e Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação. eSecretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul.
Local: Auditório da Feira do Livro de Caxias do Sul, Praça Dante Alighieri
Local: Auditório da Feira do Livro de Caxias do Sul, Praça Dante Alighieri
OBS.: Os inscritos farão duas oficinas durante o encontro. Faça a sua escolha dentro das seguintesopções: oficina 1 e 2; oficina 3 e 4; oficina 5 e 6; oficina 7 e 8; oficina 9 e 10.
OFICINAS
1 – Como despertar a vontade pela leitura e pelo conhecimento nos adolescentes - Annie Müller (Novo Hamburgo) Publicitária de formação e escritora por paixão. Hiperativa e curiosa, começou bem cedo a criar suas próprias histórias, inspiradas em leituras da infância. Lançou, aos 19 anos, “A Turma do Meet”, hoje, uma série composta por outros dois títulos, divulgados em matérias de canais televisivos como MTV, Globo e na revista Todateen. Palestra para jovens leitores e apresenta dicas de leituras na TV Record. Sinopse: Despertar a vontade de ler – por puro prazer, antes de obrigação – é o maior desafio dos educadores. O objetivo principal do encontro é despertar insights sobre como trabalhar o gosto pela leitura na geração Z. Também pretende provocar professores e educadores sobre as diversas formas de leitura, impressa e digital, off e online.
2 – Sandra Pina (Rio de Janeiro) Formada em Jornalismo e Publicidade pela PUC-RJ e especialista em literatura infantil e juvenil pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ministra oficinas e mini-cursos sobre criação literária e temas ligados à literatura infanto-juvenil, e tem mais de 25 livros publicados, todos destinados a crianças e jovens. Sinopse: A literatura juvenil: ponte para os clássicos. Adolescentes não são miniadultos. Têm necessidades, interesses e humor diferentes dos adultos. São curiosos sobre o futuro, questionam regras que não criaram, têm imaginação fértil, são profundamente intensos e têm muita pressa. A busca da identificação entre o leitor e a linguagem, o gênero e a temática abordada pela literatura juvenil. A produção contemporânea de livros voltados para o público adolescente: do que falam esse livros? que temas abordam? como esses temas são tratados e que linguagem é usada para conquistar a atenção do leitor?
3 – Christina Dias (Porto Alegre) Escritora. Desenvolve oficinas para leitores e mediadores de leitura. Estudou Letras, Psicopedagogia e, hoje, dedica-se ao estudo das Artes e suas implicações na Literatura. Publicou 18 obras voltadas ao público infantil e juvenil, entre elas: “Iberê menino”, vencedor do Prêmio FNLIJ; “O galinheiro do Bartolomeu”, Açorianos de Literatura; “Aqui dentro há um longe imenso”, Prêmio AGES; “Celina”, finalista do Prêmio Jabuti. Sinopse: Palavra arte X palavra informação – A leitura na composição de uma legenda pessoal. A oficina propõe a discussão dos pedagogismos que envolvem o ensino da literatura na educação infantil e ensino fundamental, posicionando a leitura – e todo o seu conteúdo cultural – na constituição do ser humano que estamos preocupados em formar, além de propor um roteiro de trabalho para a prática em sala de aula. Nesse trabalho a teoria é apresentada a partir de vivências e atividades práticas, além da exposição de algumas ideias para debate.
4 – Eric Chartiot (Morro Reuter) Francês, Mestre em línguas estrangeiras aplicadas (Univ. LyonII, França). Mágico, ator e formador, tem em seu currículo mais de 1300 apresentações, comopalestras realizadas para Empresas e Secretarias de Educação. Foi diretor da AliançaFrancesa de Porto Alegre, delegado pedagógico da Editora Hachette (Paris) e professor defrancês. Sinopse: O professor comunicador – Técnicas de controle de atenção para a sala de aula.Atores e mágicos utilizam técnicas comprovadas para conseguir a atenção de seu público. O professorabordando a sala de aula com estas mesmas estratégias, consegue resultados inesperados, facilita oseu trabalho e valoriza ainda mais o aprendizado do seu aluno. Não se trata de pedir que o professor setorne mágico, ator ou contador de histórias. Nossa intenção é colocar a sua disposição estratégiascomunicativas eficientes partindo sempre do interesse dos alunos.
5 – Diego Petrarca (Porto Alegre) Mestre em Teoria Literária – Escrita Criativa. Professor deliteratura, ministra oficinas literárias em órgãos de cultura de Porto Alegre. Premiado emconcursos literários, e trabalha com projetos, como leitura em público, produção de eventos ejornalismo literário. Integrou mais de 10 antologias por editora convencional, além de terpublicado poemas em jornais e revistas. Sinopse: Poesia fora do poema – Formas criativas para o texto poético. Pretende desenvolver outros métodos de criação textual diferentes do poema convencional. Dessa forma, o tratamento lúdico com a linguagem permitirá a produção de textos literários possíveis em diversas formas, sempre tendo como foco a percepção poética.
6 – Samuel Sodré (Caxias do Sul) Cantor, compositor e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Já levou seu trabalho para várias partes do Brasil, construindo, assim, uma trajetória artística com quatro CDs gravados e um DVD de gênero musical infantil. Além de cantor e compositor, realiza trabalhos publicitários como produção de Jingles, vídeos e trilhas sonoras, e ministra oficinas, trabalhando música em sala de aula.Sinopse: Quando as Palavras Cantam. Oficina para trabalhar a música em sala de aula de forma dinâmica e interativa, onde os participantes vivenciam práticas musicais como o senso rítmico, memória, coordenação motora, socialização, disciplina, afinação vocal, composição poética e criatividade.
7 – Luiz Raul Machado ( Rio de Janeiro) Professor de literatura em cursos para professores (FNLIJ e Secretaria de Educação do Rio de Janeiro) e na Estação das Letras. Fez parte da equipe que criou o projeto Ciranda de Livros e participou de outras iniciativas de estímulo à leitura. Trabalhou como redator da Editora Abril Cultural, na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil; como editor na Nova Fronteira e na Ediouro. Escreveu “Chifre em cabeça de cavalo” (prêmio O melhor para o jovem 1995), “João Teimoso”, “Maria Dengosa”, Fulustreca”, “Mequetrefe e Matusquela” e outros. Sinopse: Escrevendo para crianças. Tópicos que norteiam esta oficina: Limpando o terreno: o que não se deve escrever para crianças (mensagem pedagógica, comportamental, moralizadora); Para crianças, o melhor (depoimentos de Andersen, Lobato, Ana Maria Machado; Brincando com as palavras (a partir de Gianni Rodari: disparates, binômios fantásticos); Criando histórias, fazendo textos (relendo, criticando e refazendo)
8 – Ninfa Parreiras (Rio de Janeiro) Mestre em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, Graduada em Letras e em Psicologia, pela PUC-Rio e Membro Psicanalista da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle. Autora de cinco obras para professores e educadores, 12 obras de literatura infantil, artigos e ensaios sobre Literatura e Psicanálise. Trabalha com literatura desde a década de 80, especialista e pesquisadora na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e atualmente, como professora na Estação das Letras – RJ. Sinopse:Do ventre ao colo: livros e leituras para bebês e crianças. Curso dirigido a profissionais da educação e estudantes com o trabalho de obras voltadas ao universo de bebês e crianças nos primeiros anos de vida. Serão lidos, manuseados e analisados livros em prosa e poesia de autores consagrados da leitura infantil nacional e internacional.
9 – Mário Feijó (Rio de Janeiro) Escritor e professor da Escola de Comunicação da UFRJ. Doutor em Letras pela PUC-Rio, atua nas áreas de Letras e Comunicação, com ênfase em Produção Editorial. Ministra a palestra “Traduções e adaptações” no curso de “Leitura, literatura e formação de leitores” oferecido pela FNLIJ em parceria com a Secretaria Municipal do Rio de Janeiro. Sinopse: A receita de Emília – Um exercício de reconto do Dom Quixote. Com base nas recomendações da Emília para dona Benta em D. Quixote das crianças, vamos experimentar o desafio de adaptar a linguagem dos clássicos para crianças e jovens. A partir do texto original de Cervantes, os participantes terão a experiência de se colocar no lugar de um escritor brasileiro do século XXI com a responsabilidade de escrever uma adaptação escolar de qualidade.
9 – Mário Feijó (Rio de Janeiro) Escritor e professor da Escola de Comunicação da UFRJ. Doutor em Letras pela PUC-Rio, atua nas áreas de Letras e Comunicação, com ênfase em Produção Editorial. Ministra a palestra “Traduções e adaptações” no curso de “Leitura, literatura e formação de leitores” oferecido pela FNLIJ em parceria com a Secretaria Municipal do Rio de Janeiro. Sinopse: A receita de Emília – Um exercício de reconto do Dom Quixote. Com base nas recomendações da Emília para dona Benta em D. Quixote das crianças, vamos experimentar o desafio de adaptar a linguagem dos clássicos para crianças e jovens. A partir do texto original de Cervantes, os participantes terão a experiência de se colocar no lugar de um escritor brasileiro do século XXI com a responsabilidade de escrever uma adaptação escolar de qualidade.
10 – Uili Bergamin (Caxias do Sul) Autor de seis livros: “O Sino do Campanário”, “Cela de Papel”, “Do Útero do Mundo”, “A Ilha Mágica”, “Contos de Amores Vãos” e “Tetraedro”. Ministra oficinas de criação literária, coordena rodas de leitura e realiza palestras sobre literatura e escrita criativa em Feiras do Livro e escolas de todo o estado do RS. Resenhista literário da Revista Acontece Sul e cronista, também apresenta programas de TV e Rádio ligados à literatura. Sinopse: A oficina é destinada a mediadores de leitura e tem por objetivo prepará-los para desenvolver essa atividade em sala de aula ou ambientes afins. Barata e eficiente, a Roda de Leitura é uma ferramenta capaz de melhorar a leitura dos participantes, despertar o senso crítico e promover um debate saudável sobre o tema abordado.
INFORMAÇÕES:
Secretaria da Cultura/Programa Livro Meu
Rua Dr. Augusto Pestana, nº 50
Bairro São Pelegrino – Caxias do Sul
Antiga Estação Férrea
Fone: (54) 3901 1388 ou (54) 3901 1386
Secretaria da Educação – SMED
Rua Borges de Medeiros, 260 – Centro
Fone: (54) 3901 2323
Secretaria Geral de Extensão - UCS
Rua Francisco Getulio Vargas, 1130 - Cidade Universitária.
Fone: (54) 3218 2430